Beatriz Mastrange Advocacia

"Vou me casar. Só posso adquirir serviços para noivas?

Você que está prestes a se casar sabe que uma festa de casamento requer planejamento para que tudo saia como você sempre sonhou. Durante esse planejamento, você percebe que os gastos se multiplicam só de falar a palavra “noiva”. E a dúvida surge: “vou me casar. Só posso adquirir serviços para noivas?”

Nas últimas semanas viralizou um vídeo de uma noiva afirmando que contratou um serviço de maquiagem e não informou que era seu casamento. Ao postar as fotos em suas redes sociais, a maquiadora viu não ficou nada satisfeita com a mentira.

De que lado você está nessa discussão: noiva ou maquiadora? Independente da sua resposta, leia esse artigo e conheça mais sobre o que o Código de Defesa do Consumidor tem a dizer sobre essa história.

O Código de Defesa do Consumidor garante que todos têm liberdade de escolha. E, para isso, o consumidor tem o direito de ser amplamente informado sobre o serviço prestado, como: materiais, forma de pagamento e prazos.

Assim, o profissional que presta o serviço somente tem o papel de aconselhar o consumidor, conforme as suas técnicas e habilidades.

Ademais, o profissional não pode obrigar o cliente a escolher um serviço que acha ser o mais adequado. Lembre-se: a decisão é do consumidor.

É bem verdade que existem inúmeras denúncias de profissionais que se negam a prestar um serviço, muito embora tenha disponibilidade de demanda.

Em alguns desses casos, o profissional apenas oferta um serviço mais caprichado ao cliente, mesmo sem que ele tenha pedido. E agora, o que fazer? O Código de Defesa do Consumidor interpreta essa atitude como uma “amostra grátis”, um brinde.

E esse fato não pode ser confundido com a conhecida “venda casada”, que ocorre quando o profissional condiciona a realização do trabalho à prestação de outro serviço.

Então, “vou me casar. Só posso adquirir serviços para noivas?”

A resposta para essa pergunta é: não! O profissional deve disponibilizar o serviço a qualquer consumidor que queira pagar.

Você está a um passo de se diferenciar e ficar fera nos seus direitos. Ainda tem dúvidas? Conte a sua história para nós.

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Clique nos ícones abaixo e conheça nossas redes sociais para entrar em contato ou obter mais dicas